
Para saber o quão o seu negócio corre risco, muitas empresas têm feito teste de vulnerabilidades. Mas você sabe o que isso significa?
No post de hoje vamos entender o que é teste de vulnerabilidades e ver qual é a sua importância para a segurança da informação de uma organização.
Gostou? Vamos lá, então!
O que é teste de vulnerabilidades?
Como o próprio nome revela, o teste de vulnerabilidades avalia quais são os possíveis pontos de atenção relacionados:
- ao bloqueio ou liberação de sites considerados nocivos;
- seja de conteúdo impróprio, perigoso ou, até mesmo, do escopo de trabalho e da atividade;
- pontos vulneráveis na rede.
No geral, o teste de vulnerabilidades é composto por três processos diferentes, que são:
- avaliação de vulnerabilidade;
- teste de penetração;
- análise de riscos.
Os principais testes de vulnerabilidades
Vamos entender agora quais são os principais testes de vulnerabilidades.
Avaliação de vulnerabilidades
É muito comum a confusão entre a avaliação de vulnerabilidades e os testes de penetração (pentest).
A avaliação de vulnerabilidades é feita por meio de softwares disponíveis no mercado. Eles verificam um endereço ou intervalos de endereços IP em busca de vulnerabilidades conhecidas.
Ou seja, é uma espécie de scan que utiliza como base uma lista de vulnerabilidades conhecida dentro de cyber security.
Testes de penetração
Já os testes de penetração (conhecido também como pentest), como revela o próprio nome, é realizar uma “invasão” dentro de alguma vulnerabilidade que foi encontrada no teste anterior, descobrindo a profundidade do problema e verificando que tipo de informação poderia ser revelada se fosse explorada.
Ou seja, é uma espécie de simulação de invasão.
Análise de riscos
Uma análise de risco não requer nenhuma ferramenta ou app de verificação. Ela uma análise do possível impacto financeiro, de reputação, de continuidade dos negócios, dentre outros, caso a vulnerabilidade vire ferramenta de exploração por algum criminoso.
Com a análise de riscos é possível que a empresa pontue quais são suas prioridades e defina suas estratégicas em segurança da informação. Ou seja, como a digitalização cada vez maior dos negócios, é fundamental que uma empresa proteja um dos seus maiores ativos: a informação e os seus dados.
Você sabia que a Amicom oferece soluções customizadas para a necessidade dos pequenos e médios negócios, inclusive para teste de vulnerabilidades, Gestão em TI, consultoria LGPD e muito mais? Ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre a Amicom? Fale agora mesmo conosco.
Enfim, para continuar acompanhando as novidades na área de tecnologia, governança de dados e segurança de dados, acesse nosso blog e assine gratuitamente nosso newsletter.


