
Cada vez é mais comum ouvirmos falar sobre gerenciamento remoto, não é mesmo?! E na área de TI, os softwares RMM estão cada vez mais presentes para otimizar e agilizar toda a gestão de equipamentos e dispositivos em tempo real.
Para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender o que é RMM e quais são as vantagens para uma organização contratar uma empresa terceirizada de TI que utiliza este tipo de tecnologia.
Gostou? Vamos lá, então!
O que é RMM?
RMM significa Remote Monitoring and Management. Ou seja, em uma tradução direta, Monitoramento e Gerenciamento Remotos.
A Intel explica que RMM é uma tecnologia desenvolvida para apoiar os profissionais de TI na gestão remota de equipamentos e outros dispositivos.
Desta forma, podemos dizer que o RMM é o processo de rastreamento, monitoramento e gerenciamento de diversos terminais.
E como ele é utilizado? No geral, ele é usado por provedores de serviços gerenciados (MSPs) para fornecer serviços de TI a organizações que terceirizam essa função/área.
Dentre as principais tarefas do RMM, têm-se
- controle dos computadores de modo muito mais otimizado;
- segurança dos computadores e das redes da empresa;
- atualização constante dos softwares;
- possibilidade do acesso remoto;
- E muito mais.
Principais vantagens do RMM
O Mercado de Serviços Gerenciados tem crescido 9,3% ao ano, sendo que a expectativa é que ele atinja US$ 282 bilhões até 2023, segundo a Market and Markets.
Para além disso, os colaboradores têm gastado de 50% a 60% do seu tempo fora dos escritórios. Assim, uma estratégia de gerenciamento remoto é fundamental para uma maior eficiência da organização em relação à TI, conforme pontua a Intel.
E vamos conhecer algumas vantagens da adoção do RMM?
Redução de custos
Por demandar menos deslocamentos e menos colaboradores, o RMM auxilia na redução de custos da empresa na contratação de uma empresa terceirizada na área de TI.
Integração de ferramentas
O principal benefício do software para as empresas de TI e MSPs é a integração de diversas ferramentas.
Ou seja, o RMM fornece um conjunto de ferramentas de gerenciamento de TI. Por meio destas ferramentas, é possível o monitoramento, a proteção e o desenvolvimento eficiente da TI da empresa-cliente.
A Amicom tem mais de 18 anos no mercado e trabalha com serviços gerenciados, inclusive com RMM.
Ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre a Amicom? Fale agora mesmo com o nosso time de especialistas.
Por fim, para continuar acompanhando as novidades na área de tecnologia, segurança da informação, governança de dados e segurança de dados, acesse nosso blog e fique por dentro de todas as novidades.


